domingo, 20 de junho de 2021

Um currículo diversificado que ajuda os estudantes a planear para o futuro

O título em epígrafe é o título de um dos capítulos da brochura de apresentação do programa do 2º ciclo do Ensino Secundário do estado canadiano do Quebec. Neste estado o Ensino Secundário tem dois ciclos, o primeiro com 2 anos e o segundo com 3 anos (correspondentes aos nossos 7º-8º anos e 9º-11º anos, respetivamente). Os dois últimos anos do segundo ciclo têm um programa comum para todos os alunos, mas o currículo é diversificado em 3 vias, a via educacional geral (General Education Path), a via educacional geral aplicada (Applied General Education Path) e a via orientada para o trabalho (Work-Oriented Training Path). Nas duas primeiras vias há três opções: a opção Cultural, Social e Técnica (Cultural, Social and Technical) com 4 créditos por ano, a opção Técnica e Científica (Technical and Scientific) com 6 créditos por ano e a opção Científica (Science) com 6 créditos por ano.

No documento Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática (versão final - 27 de março de 2020), elaborado pelo Grupo de Trabalho de Matemática , a recomendação 11 refere a necessidade de alguma diversificação curricular; "o currículo de Matemática neste nível deve ser composto por um núcleo comum que defina o que é essencial na formação matemática à saída do ensino obrigatório, a ser frequentado por todos os alunos, que lhes permita desenvolver a necessária literacia matemática a que cada um tem direito. Deve também prever núcleos complementares, a acrescentar ao núcleo comum, que respondam a diferentes interesses de formação matemática específica."

Também no estado canadiano de Ontário existe uma diversificação a nível do ensino secundário, sendo oferecidos quatro tipos de cursos no ciclo que compreende os 11º e 12º anos:

  • Preparação para a Universidade
  • Preparação para a Universidade/Colégios
  • Preparação para a Colégios
  • Preparação para o mercado de trabalho

É definida uma estrutura modular com precedências para cada tipo de curso, sugerindo permeabilidade no progresso.

O programa internacional do International Baccalaureate oferece 4 cursos diferentes de Matemática nos seus dois últimos anos (16 a 19 anos), que são, atualmente: 

  • Mathematics: analysis and approaches SL (standard level)
  • Mathematics: analysis and approaches HL (higher level)
  • Mathematics: applications and interpretation SL (standard level)
  • Mathematics: applications and interpretation HL (higher level)

Em Singapura o final do ensino secundário geral, designado por pré-universitário (Pre-University), oferece quatro cursos de Matemática diferentes: 

  • Matemática H1 (Higher 1 Mathematics)
  • Matemática H2 (Higher 2 Mathematics)
  • Matemática H2 Avançada  (Higher 2 Further Mathematics)
  • Matemática H3 (Higher 3 Mathematics)
Os alunos escolhem um destes cursos em função dos cursos do Ensino Superior que pretendem frequentar, mas note-se que a entrada para os Institutos Politécnicos, Institutos de Desporto, Escolas de Artes e outras instituições segue uma via diferente.

Observamos pois que a diversificação dos programas de Matemática no Ensino Secundário é bastante comum (muitos outros países poderiam ser citados) mas a sua forma é extremamente diversa. É um desafio pensar como será mais adequadamente executada em cada país, mas parece ser uma via cada vez mais praticada nos sistemas educativos.
 


Nota: O Grupo de Trabalho de Matemática foi constituído em 2018 pelo Despacho n.º 12530/2018, de 28 de dezembro para "proceder à análise do fenómeno do insucesso, tendo em vista a elaboração de um conjunto de recomendações sobre a disciplina de Matemática - ensino, aprendizagem e avaliação." e produziu um documento Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática (versão final - 27 de março de 2020) que foi publicado na página da Direção Geral da Educação .

Sem comentários:

Enviar um comentário